Opções de inscrição

Fundamentos da Educação II

Carga horária total: 60 h.

Carga horária destinada à teoria: 30 h.

Carga horária destinada à Prática como Componente Curricular: 30 h.

Ementa:
Teorias de currículo: história e perspectivas.

A história das disciplinas escolares no Brasil.

Currículo e interdisciplinaridade.

O ciclo de políticas curriculares.

Estudo contextualizado dos parâmetros curriculares nacionais e documentos prescritivos de redes educacionais específicas.

A cultura da escola e a cultura escolar.

OBJETIVO GERAL:

Promover o conhecimento sobre os mecanismos referentes aos estudos sobre teoria do curriculum bem como o conhecimento sobre as principais variáveis para uma o adequada prática pedagógica.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Conhecer a história do conceito e das teorias de currículo;

- Conhecer e compreender as principais perspectivas teóricas sobre currículo;

- Compreender e analisar criticamente a história das disciplinas escolares no Brasil; 

Semana 1 - 01 a 06 de novembro

- Teorias de currículo: história e perspectivas.

- A história das disciplinas escolares no Brasil.

- Currículo e interdisciplinaridade.

Semana 2 - 07 a 13 de novembro


- O ciclo de políticas curriculares.
- PCN's, BNCC, DCRB;
- A cultura da escola e a cultura escolar.

Semana 3 - 14 a 20 de novembro

- PCC

Semana 4 - 21 a 28 de novembro

- PCC

Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.