Fundamentos da Educação II
Carga horária total: 60 h.
Carga horária destinada à teoria: 30 h.
Carga horária destinada à Prática como Componente Curricular: 30 h.
Ementa:
Teorias de currículo: história e perspectivas.
A história das disciplinas escolares no Brasil.
Currículo e interdisciplinaridade.
O ciclo de políticas curriculares.
Estudo contextualizado dos parâmetros curriculares nacionais e documentos prescritivos de redes educacionais específicas.
A cultura da escola e a cultura escolar.
OBJETIVO GERAL:
Promover o conhecimento sobre os mecanismos referentes aos estudos sobre teoria do curriculum bem como o conhecimento sobre as principais variáveis para uma o adequada prática pedagógica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer a história do conceito e das teorias de currículo;
- Conhecer e compreender as principais perspectivas teóricas sobre currículo;
- Compreender e analisar criticamente a história das disciplinas escolares no Brasil;
Semana 1 - 01 a 06 de novembro
- Teorias de currículo: história e perspectivas.
- A história das disciplinas escolares no Brasil.
- Currículo e interdisciplinaridade.
Semana 2 - 07 a 13 de novembro
- O ciclo de políticas curriculares.
- PCN's, BNCC, DCRB;
- A cultura da escola e a cultura escolar.
Semana 3 - 14 a 20 de novembro
- PCC
Semana 4 - 21 a 28 de novembro
- PCC