Licenciatura em Matemática
O curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância se destina a formar Professores de Matemática para atuar na educação básica, em todos os seus níveis e modalidades.
O curso segue as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática e para os Cursos de Formação de Professores para a Educação Básica, e consiste num núcleo comum de formação geral em Matemática e um semestre de formação do Matemático-Educador para licenciatura, que ocorrem concomitantemente desde o início do curso.
O curso consegue satisfazer ambas DCN formando, desde o início, matemático e professor da educação básica. O núcleo comum de formação em Matemática habilita o licenciado a continuar sua formação em outros perfis de atuação em Matemática.
O profissional formado terá uma sólida base científica que possibilitará a vivência crítica da realidade educacional e a experimentação de novas propostas que considere a evolução da educação, da ciência e da tecnologia.
Com isso serão capazes de refletir sobre sua prática pedagógica e de intervir na realidade regional buscando transformá-la. Tal objetivo está em consonância com a proposta do Ministério da Educação para os cursos de Licenciatura implantados nos Institutos Federais.
Objetivos Específicos
I. Favorecer a compreensão dos fins da educação nacional tendo em vista o desenvolvimento de ação coerente com as reais necessidades da escola e da sociedade brasileira;
II. Formar educadores para as constantes transformações culturais, científicas e tecnológicas;
III. Formar profissionais autônomos, críticos, reflexivos e analíticos capazes de atuar no ensino da Matemática nos vários níveis e modalidades da Educação Básica;
IV. Capacitar o discente a compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologia relacionada com a teoria e a prática do ensino da Matemática no âmbito dos vários níveis e modalidades da Educação Básica;
V. Oferecer conhecimentos teóricos e práticos ao aluno que possibilite um desempenho eficaz em sua função docente, utilizando a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem;
VI. Qualificar profissionais dotados de responsabilidade social, conscientes de seu papel de multiplicador de conhecimento;
VII. Impulsionar o respeito às diferenças, a dignidade humana, o acolhimento e o trato da diversidade;
VIII. Propiciar a vivência de valores humanos (partilha, cooperação, ética e solidariedade) necessários à construção de uma sociedade mais justa;
IX. Estimular o exercício de atividades de enriquecimento cultural;
X. Preparar profissionais capazes de promover e divulgar a Ciência e a Tecnologia como instrumento para construção de ideias e compreensão do mundo;
XI. Proporcionar uma postura reflexiva em relação ao ensino da Matemática apontando problemas, sugestões, propostas metodológicas, visando à formação de profissionais competentes;
XII. Promover o desenvolvimento do raciocínio lógico e abstrato;
XIII. Oferecer recursos que viabilize o desenvolvimento da prática pedagógica, com base nos princípios da relação teoria- prática, contextualização e da interdisciplinaridade;
XIV. Capacitar os alunos para a utilização, desenvolvimento e avaliação de software educacional e Sistema de Educação a Distância nos vários níveis e modalidades de ensino;
XV. Incitar atitudes investigativas que favoreçam um processo contínuo de construção de conhecimentos, bem como a utilização de novas tecnologias em projetos de pesquisa e extensão como dimensões essenciais à manutenção da autonomia e dos saberes necessários à atuação profissional;
XVI. Preparar o discente para o exercício do magistério suportado por tecnologias de informação e uso de laboratórios didáticos e fundamentos da Matemática;
XVII. Ler, compreender e interpretar textos, especialmente textos científicos;
XVIII. Compreender e se expressar corretamente utilizando linguagem científica (símbolos, expressões, fórmulas, tabelas, gráficos, etc.);
XIX. Compreender a Ciência Matemática e suas relações com o contexto social, econômico, político, cultural e ambiental;
XX. Avaliar os materiais e recursos didáticos;
XXI. Ter consciência que a educação é uma ação processual, ao longo de toda a vida, e que é necessário procurar oportunidades de educação continuada;
XXII. Elaborar projetos e trabalhar coletivamente visando à melhoria da escola e consequentemente da realidade em que vive principalmente arealidade regional;
XXIII. Planejar e gerenciar tempo/espaço/rotinas escolares;
XXIV. Promover formação para a acessibilidade nas suas diversas dimensões: arquitetônica, atitudinal, pedagógica, comunicações e digital.
O curso segue as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática e para os Cursos de Formação de Professores para a Educação Básica, e consiste num núcleo comum de formação geral em Matemática e um semestre de formação do Matemático-Educador para licenciatura, que ocorrem concomitantemente desde o início do curso.
O curso consegue satisfazer ambas DCN formando, desde o início, matemático e professor da educação básica. O núcleo comum de formação em Matemática habilita o licenciado a continuar sua formação em outros perfis de atuação em Matemática.
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Última atualização: terça, 24 out 2017, 21:33