Licenciatura em Física
O Objetivo Geral deste curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância é formar professores licenciados em Física habilitados a atuar na educação básica, em todos os seus níveis e modalidades.
O profissional formado deverá ter sólida base científica que o possibilite a vivenciar criticamente a realidade educacional e experimentar novas propostas que considerem os desenvolvimentos nos campos da educação, da ciência e da tecnologia.
O aluno também deverá ser capaz de refletir sobre sua prática pedagógica e de intervir na realidade regional buscando transformá-la, objetivo esse que está em consonância com a proposta do Ministério da Educação para os cursos de Licenciatura implantados nos Institutos Federais.
O professor formado pelo curso de Licenciatura em Física do Câmpus Salvador
do IFBA deverá ser um profissional com sólida formação em Física e em Educação,
resultado de um processo que leva em conta a aquisição das habilidades e competências
necessárias às expectativas atuais de atuação do professor bem como a capacidade de
adequação a diferentes perspectivas de atuação futura.
Para isso, esse professor deverá
ter uma atitude investigativa em relação às diferentes formas e aos objetivos do trabalho docente e poder avaliar seu próprio trabalho docente e resultados, possibilitando-o
corrigir seus rumos e reinventar sua prática tendo em vista as situações concretas que
lhe desafiam.
É desejado que o egresso compreenda a Física como uma construção lógica em
harmonia com seus aspectos históricos, sendo capaz de analisar de forma crítica os
aspectos sociais, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da Física no
meio social em que vivem.
Além disso, ele deverá sempre procurar relacionar os
conceitos estudados em sala de aula com situações do cotidiano dos seus alunos,
buscando torná-los cidadãos conscientes e críticos.
Deve ainda ser capaz de trabalhar em laboratório de ensino de Física e no
desenvolvimento de atividades didáticas, através de estudos e pesquisas de natureza
teórico-investigativa envolvendo o ensino da Física.
Espera-se que professor seja capaz
de contribuir com o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola em que
atua, realizando trabalho coletivo e solidário e interdisciplinar.
Objetivos Específicos
I. Favorecer a compreensão dos fins da educação nacional tendo em vista o
desenvolvimento de ação coerente com as reais necessidades da escola e da
sociedade brasileira;
II. Formar educadores para as constantes transformações culturais, científicas e
tecnológicas;
III. Formar profissionais autônomos, críticos, reflexivos e analíticos capazes de atuar
no ensino da Física nos vários níveis e modalidades da Educação Básica;
IV. Oferecer os conhecimentos teóricos e práticos necessários ao desempenho eficaz
da função docente, desenvolvendo a interdisciplinaridade nos processos de ensino
e aprendizagem;
V. Capacitar o discente a compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias
relacionadas à teoria e à prática do ensino da Física no âmbito dos vários níveis e
modalidades da Educação Básica;
VI. Formar profissionais dotados de responsabilidade social, conscientes de seu
papel de multiplicador de conhecimento;
VII. Promover o respeito às diferenças, a dignidade humana, o acolhimento e o trato
da diversidade;
VIII. Propiciar a vivência de valores humanos (partilha, cooperação, ética e
solidariedade) necessários à construção de uma sociedade mais justa;
IX. Estimular o exercício de atividades de enriquecimento cultural;
X. Preparar profissionais capazes de promover e divulgar a Ciência e a Tecnologia
como instrumento para construção de ideias e compreensão do mundo;
XI. Proporcionar uma postura reflexiva em relação ao ensino da Física apontando
problemas, sugestões, propostas metodológicas, visando à formação de
profissionais competentes;
XII. Promover o desenvolvimento do raciocínio lógico e abstrato;
XIII. Oferecer recursos que viabilizem o desenvolvimento da prática pedagógica, com
base nos princípios da relação teoria-prática, contextualização e da
interdisciplinaridade;
XIV. Capacitar os alunos para a utilização, desenvolvimento e avaliação de software
educacional e Sistema de Educação à Distancia nos vários níveis e modalidades
de ensino;
XV. Incitar atitudes investigativas que favoreçam um processo contínuo de
construção de conhecimentos, bem como a utilização de novas tecnologias em
projetos de pesquisa e extensão como dimensões essenciais à manutenção da
autonomia e dos saberes necessários à atuação profissional;
XVI. Preparar o discente para o exercício do magistério suportado por tecnologias de
informação, uso de laboratórios didáticos e fundamentos da Física;
XVII. Estimular a leitura e promover a compreensão e a interpretação de textos,
especialmente textos científicos;
XVIII. Promover a compreensão e a correta expressão na linguagem científica
(símbolos, expressões, fórmulas, tabelas, gráficos, etc);
XIX. Promover a compreensão da Ciência Física e suas relações com o contexto
social, econômico, político, cultural e ambiental;
XX. Avaliar os materiais e recursos didáticos;
XXI. Ter consciência que a educação é um processo contínuo, ao longo de toda a vida,
e que é necessário procurar oportunidades de educação continuada;
XXII. Elaborar projetos e trabalhar coletivamente visando à melhoria da escola e
consequentemente da realidade em que vive principalmente a realidade regional;
XXIII. Planejar e gerenciar tempo/espaço/rotinas escolares.
XXIV. Habilitar os discentes para empregar referenciais teóricos ligados à História e
Filosofia da Ciência no ensino de Física.
XXV. Contribuir para a formação de uma concepção crítica sobre a natureza da
Ciência.
Última atualização: terça, 24 out 2017, 21:28