Licenciatura em Física

O Objetivo Geral deste curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância é formar professores licenciados em Física habilitados a atuar na educação básica, em todos os seus níveis e modalidades.
 
O profissional formado deverá ter sólida base científica que o possibilite a vivenciar criticamente a realidade educacional e experimentar novas propostas que considerem os desenvolvimentos nos campos da educação, da ciência e da tecnologia.
 
O aluno também deverá ser capaz de refletir sobre sua prática pedagógica e de intervir na realidade regional buscando transformá-la, objetivo esse que está em consonância com a proposta do Ministério da Educação para os cursos de Licenciatura implantados nos Institutos Federais.
 
O professor formado pelo curso de Licenciatura em Física do Câmpus Salvador do IFBA deverá ser um profissional com sólida formação em Física e em Educação, resultado de um processo que leva em conta a aquisição das habilidades e competências necessárias às expectativas atuais de atuação do professor bem como a capacidade de adequação a diferentes perspectivas de atuação futura. 

Para isso, esse professor deverá ter uma atitude investigativa em relação às diferentes formas e aos objetivos do trabalho docente e poder avaliar seu próprio trabalho docente e resultados, possibilitando-o corrigir seus rumos e reinventar sua prática tendo em vista as situações concretas que lhe desafiam.
 
É desejado que o egresso compreenda a Física como uma construção lógica em harmonia com seus aspectos históricos, sendo capaz de analisar de forma crítica os aspectos sociais, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da Física no meio social em que vivem. 

Além disso, ele deverá sempre procurar relacionar os conceitos estudados em sala de aula com situações do cotidiano dos seus alunos, buscando torná-los cidadãos conscientes e críticos.
 
Deve ainda ser capaz de trabalhar em laboratório de ensino de Física e no desenvolvimento de atividades didáticas, através de estudos e pesquisas de natureza teórico-investigativa envolvendo o ensino da Física. 

Espera-se que professor seja capaz de contribuir com o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola em que atua, realizando trabalho coletivo e solidário e interdisciplinar. 

Objetivos Específicos 

I. Favorecer a compreensão dos fins da educação nacional tendo em vista o desenvolvimento de ação coerente com as reais necessidades da escola e da sociedade brasileira; 

II. Formar educadores para as constantes transformações culturais, científicas e tecnológicas; 

III. Formar profissionais autônomos, críticos, reflexivos e analíticos capazes de atuar no ensino da Física nos vários níveis e modalidades da Educação Básica;

IV. Oferecer os conhecimentos teóricos e práticos necessários ao desempenho eficaz da função docente, desenvolvendo a interdisciplinaridade nos processos de ensino e aprendizagem; 

V. Capacitar o discente a compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias relacionadas à teoria e à prática do ensino da Física no âmbito dos vários níveis e modalidades da Educação Básica; 

VI. Formar profissionais dotados de responsabilidade social, conscientes de seu papel de multiplicador de conhecimento; 
VII. Promover o respeito às diferenças, a dignidade humana, o acolhimento e o trato da diversidade; 

VIII. Propiciar a vivência de valores humanos (partilha, cooperação, ética e solidariedade) necessários à construção de uma sociedade mais justa; 

IX. Estimular o exercício de atividades de enriquecimento cultural; 

X. Preparar profissionais capazes de promover e divulgar a Ciência e a Tecnologia como instrumento para construção de ideias e compreensão do mundo; 

XI. Proporcionar uma postura reflexiva em relação ao ensino da Física apontando problemas, sugestões, propostas metodológicas, visando à formação de profissionais competentes; 

XII. Promover o desenvolvimento do raciocínio lógico e abstrato; 

XIII. Oferecer recursos que viabilizem o desenvolvimento da prática pedagógica, com base nos princípios da relação teoria-prática, contextualização e da interdisciplinaridade; 

XIV. Capacitar os alunos para a utilização, desenvolvimento e avaliação de software educacional e Sistema de Educação à Distancia nos vários níveis e modalidades de ensino; 

XV. Incitar atitudes investigativas que favoreçam um processo contínuo de construção de conhecimentos, bem como a utilização de novas tecnologias em projetos de pesquisa e extensão como dimensões essenciais à manutenção da autonomia e dos saberes necessários à atuação profissional; 

XVI. Preparar o discente para o exercício do magistério suportado por tecnologias de informação, uso de laboratórios didáticos e fundamentos da Física; 

XVII. Estimular a leitura e promover a compreensão e a interpretação de textos, especialmente textos científicos; 

XVIII. Promover a compreensão e a correta expressão na linguagem científica (símbolos, expressões, fórmulas, tabelas, gráficos, etc); 

XIX. Promover a compreensão da Ciência Física e suas relações com o contexto social, econômico, político, cultural e ambiental; 

XX. Avaliar os materiais e recursos didáticos; 

XXI. Ter consciência que a educação é um processo contínuo, ao longo de toda a vida, e que é necessário procurar oportunidades de educação continuada; 

XXII. Elaborar projetos e trabalhar coletivamente visando à melhoria da escola e consequentemente da realidade em que vive principalmente a realidade regional;

XXIII. Planejar e gerenciar tempo/espaço/rotinas escolares. 

XXIV. Habilitar os discentes para empregar referenciais teóricos ligados à História e Filosofia da Ciência no ensino de Física. 

XXV. Contribuir para a formação de uma concepção crítica sobre a natureza da Ciência.

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Última atualização: terça, 24 out 2017, 21:28